Críticas

“De formação artística tradicional, Maria dos Anjos começa a pintar como uma criança, ou seja, descobre maravilhada que a arte espontânea, sem preocupações com rebuscamentos formais, colorísticos e rítmicos, pode ter o mesmo sabor e vitalidade que as obras ´eruditas´, resultantes do desenvolvimento de linguagens visuais complexas e ´elaboradas´. (…) O resultado é uma pintura espontânea, franca e verdadeira. Uma pintura que promete desenvolvimento, mas que já se afirma como uma realidade”.
Enock Sacramento
MARIA dos Anjos. Texto de Enock Sacramento. (Curriculum do artista).

“A obra pictórica dessa portuguesa de Nisa é uma suave orquestração de subtilezas, embora não esconda o vigor de seu caráter. Ela vai buscar em cenas do quotidiano e em suas memória o referencial para o desenvolvimento de uma pintura que não é mais uma promessa, mas uma realidade. A pintura que Maria dos Anjos vem realizando ultimamente com têmpera vinílica sobre tela surpreende pela espontaneidade, pelo harmonioso diálogo entre formas, cores e ritmos. Trata-se de uma obra intimista, lírica, que remete ao domínio do sensível e do poético”.
Enock Sacramento
SACRAMENTO, Enock. A pintura de Maria dos Anjos In: MARIA DOS ANJOS : pintura.  Lisboa : Galeria Barata, 1998.

“Maria dos Anjos, artista sensível às transformações culturais do mundo contemporâneo, realiza uma obra pictórica envolta nas vibrações líricas de pinceladas ágeis que descrevem rupturas reveladoras de outras fontes e dimensões de criação. A pintura representa para Maria dos Anjos um caminho, um encontro com as aflições de um tempo extremamente complexo, além de empolgante nas aberrações comportamentais de uma sociedade que busca infindáveis inovações.

Paralelamente à pintura, Maria dos Anjos tem desenvolvido um magnífico trabalho na confecção de papéis artesanais, manipulando fibras vegetais. As texturas dos papéis são surpreendentes permitindo a concretização de obras vinculadas a uma linguagem pictórica em incursões tanto experimentais como definitivas, realçando sutilezas formais e cromáticas.

Arrojo na confecção e rigor na técnica são alguns dos caminhos percorridos por Maria dos Anjos que alcança o equilíbrio estético no fluxo de criação, vislumbrando nas instigantes fórmulas de feitura do papel artesanal, ilimitadas possibilidades plásticas”.
José Henrique Fabre Rolim
ROLIM, José Henrique Fabre. Transparências e Texturas em Confronto In: NAVENGANDO Sonhos. Porto : Galeria de Arte Café Majestic, 1999.

“(…) a artista plástica Maria dos Anjos trabalha, com extrema habilidade e rara sensibilidade, a combinação das cores do seu Alentejo natal, as embarcações e o mar, um conjunto que representa a sua própria travessia rumo ao desconhecido. Foi tirando todo o proveito da ousadia necessária para enfrentar mudanças, que Maria dos Anjos se dedicou e se dedica, cada vez com mais intensidade, à pesquisa de novas técnicas e novos materiais para o seu trabalho”.
Fernando Kassab
UM OLHAR por sobre o mar. Póvoa de Varzim : Biblioteca Municipal Rocha Peixito, 2000.

Depoimentos

“Esta marcante visita ao Japão ocorreu em abril de 1991, onde me perdi com tantos museus para ver. Dentre os principais, gostaria de citar o ‘Yamato Bunkakan’ na região de Nara, quase totalmente dedicado à memória dos portugueses.

Assisti também a um dos mais belos espetáculos que a natureza nos proporciona: ‘SAKURA’ (HANA-MI). Este fenômeno só acontece durante dez dias no mês de abril e consiste no cair das pétalas das flores de cerejeira. Recostei-me ao tronco de uma delas e deixei que suas pétalas deslizassem sobre mim. A partir daí, senti com toda minha sensibilidade o que era participar de um encontro de confraternização e boas-vindas entre familiares e amigos. Não havia percebido até então o quanto este fato iria acrescer e contribuir mais tarde em minha trajetória profissional”.
Maria dos Anjos
ANJOS, Maria dos. Relato Pessoal In: PORTUGAL – Japão : mares navegados. São Paulo : MAB, 1993. 113 p. il. color.